Rotulagem Nutricional
A rotulagem (ou tabela) nutricional é útil para que o consumidor possa:
- avaliar como os nutrientes contidos em um produto alimentício contribuem para completar as recomendações de consumo diário de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sódio, vitaminas e minerais;
- Controlar a ingestão diária recomendada de calorias, açúcar, gorduras saturadas e sódio.
Para que seja fácil de usar, a rotulagem nutricional requer especial atenção quanto à sua disponibilidade, facilidade de visualização e entendimento e facilidade de utilização.
- Precisa estar disponível nos rótulos: por isso a rotulagem nutricional é obrigatória nos alimentos e bebidas acondicionados em embalagens, por ser considerada um importante meio para que as pessoas possam fazer escolhas adequadas para uma boa alimentação e nutrição.
- Precisa ser de fácil visualização e entendimento: para que possa ser útil, a informação deve ser apresentada no FORMATO que facilite sua identificação e seu ENTENDIMENTO de forma precisa e sem causar confusão. Isso é um desafio, pois a informação nutricional simplificada em demasia pode causar interpretações equivocadas;
- Precisa ser de fácil uso: a informação deve permitir comparações e escolhas variadas conforme as necessidades dos consumidores, que podem variar quanto ao interesse em comparar calorias, checar conteúdo de açúcar, ou obter mais proteínas, vitaminas ou minerais.
As informações a seguir foram formatadas de modo a contribuir para ampliar o uso adequado da rotulagem nutricional pelos consumidores:
Orientações passo a passo para usar a rotulagem nutricional, com explicação dos termos utilizados em cada rótulo
Contém várias pesquisas feitas com consumidores para avaliar o uso da rotulagem nutricional.